Sarou do resfriado? Troque a escova de dentes!

06.01.2019

Aqueles que sofrem com resfriados, gripes e crises alérgicas. Além dos cuidados com hidratação e medicamentos, é preciso prestar atenção a sua saúde bucal. Saiba a importância de trocar a escova de dentes depois de ficar doente.

Entenda porquê trocar a escova de dentes após ficar doente?

O recomendado pelos dentistas é trocar a escova de dentes, em média, a cada três meses de uso. Em caso das cerdas já estarem desgastadas e deformadas antes desse tempo, a substituição também já pode ser feita antes desse período. Entretanto, após uma gripe, resfriado ou infecção, na garganta ou de boca, também é preciso trocar. É uma medida preventiva e importante, afinal as bactérias, os fungos e germes que causam a doença podem se alojar na escova, ocasionando uma reinfecção. Além disso, para evitar que o vírus se propague, é importante evitar que a escova do doente não encoste em outras quando guardada. Por isso, a dica é ter um porta-escovas tradicional, com fendas, para manter os itens em pé e separados.

Conheça os cuidados importantes para esse momento

Ter a saúde bucal em dia é muito importante. Por isso, os cuidados diários devem fazer parte da sua rotina, pois além de fazerem a limpeza adequada também contribuem para a prevenção de doenças. Uma boa escovação e o uso correto do fio dental ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. E também, o paciente deve marcar exames gerais e limpezas profissionais regularmente, seguindo as orientações.