Restauração de resina ou amálgama: Uso, indicações e cuidados

06.11.2019

 

A dentística restauradora é a área da odontologia que trata da recuperação de dentes danificados. De uma simples cárie até a extração de um nervo ou qualquer deformidade que o dente venha a ter em decorrência de uma intervenção, é de responsabilidade do especialista nesta área recuperar o dano e deixar o dente o mais próximo possível com o natural, mantendo suas funções.

 

Veja as recomendações de uso e cuidados com as restaurações de resina e amálgama.

 

Para que serve a restauração dentária?

 

Em seus estágios iniciais, a cárie pode parecer inocente. Mas, se não tratada adequadamente, o paciente pode sofrer até mesmo uma perda dentária. É aqui que entra a restauração.

 

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

 

Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.

 

Restauração de amálgama ou resina: veja as diferenças

 

Você já deve ter reparado que algumas pessoas têm a parte superior do dente prateada, parecendo com a cor de metal. Normalmente isso acontece por conta da presença de uma restauração com amálgama, que é mais resistente e indicada quando o paciente precisa de restauração nos dentes posteriores, por ficarem mais escondidos e serem mais largos.

 

Já a restauração feita com resina costuma ser mais discreta, com a cor mais parecida com um dente natural. Esse modelo é mais usado nos dentes da frente, naturalmente mais visíveis, sem atrapalhar a estética do sorriso do paciente.

 

Como saber se preciso de uma restauração?

 

Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

 

 

 

 

Please reload

Entre em Contato

 

(21) 3189-6444

(21) 98221-5824

Rua Haddock Lobo - 210 - Sala 513 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon