Orientações para quem usa aparelho ortodôntico

01.06.2018

O paciente ortodôntico deve seguir algumas recomendações para atingir os resultados desejados. Veja como os cuidados com a alimentação, a higiene e os ajustes irão proporcionar o sucesso do tratamento.

 

 

Usados no alinhamento dos dentes e em outros problemas odontológicos, os aparelhos ortodônticos exigem alguns cuidados para atingirem os resultados desejados, o paciente deve seguir as orientações de seu ortodontista quanto a alimentação, higiene e ajustes.

 

Por isso o paciente possui um papel fundamental no cuidado com os aparelhos dentários e consequentemente na eficiência do tratamento ortodôntico. Neste artigo, separamos algumas dicas para você cuidar bem do seu aparelho.

 

1. Cuidados com a alimentação

 

É sempre importante se preocupar com nossa alimentação diária. Mas, além da questão nutricional, as pessoas que usam aparelho dentário precisam se lembrar de outros detalhes nos alimentos que ingerem.

 

Alimentos saudáveis e com uma certa crocância, como a maçã, ajudam a manter o fluxo salivar na boca, prevenindo os dentes das cáries. Por outro lado, existem aqueles que não são nada nutritivos e ainda colaboram para uma lesão no dente ou a perda de um bráquete. Pé de moleque, maçã do amor, caramelo, entre outros, devem ser suspensos, pelo menos, durante o tratamento ortodôntico.

 

Portanto evite alimentos duros demais (como torrones), pegajosos (caramelos), que soltam fios ou fibras (como a manga) e muito açucarados (balas e chicletes). Como a higienização se torna mais difícil, se o paciente abusar do açúcar e de refrigerantes terá maiores chances de desenvolver cáries.

 

Cada uma dessas características pode comprometer seu aparelho dentário e atrasar seu tratamento.

 

2. Cuidados com a higiene

 

Manter a higiene bucal é fundamental para todas as pessoas, mas aquelas que usam aparelho ortodôntico precisam redobrar a atenção neste ponto. Isso porque as partes que compõem o aparelho, naturalmente, acumulam vestígios de alimentos e bactérias que devem ser eliminados. Então mantenha o hábito de realizar uma higienização adequada após as refeições.

 

Com todos estes elementos extras, a higiene precisa ir além da escovação normal.

  • Recomenda-se o uso do fio dental específico para pacientes ortodônticos. O instrumento chamado passa-fio poderá te ajudar nesta tarefa, facilitando a passagem do fio pelos dentes.

  • A escova interdental, são adequadas para alcançar as regiões mais difíceis e tirar o acúmulo de placa dos dentes e bráquetes.

  • Por fim o enxaguante com flúor pode ajudar na higienização minimizando o aparecimento de manchas e cáries. É importante lembrar que eles não substituem a escovação e uso do fio dental.

 

Com esse cuidado, você evita passar por tratamentos odontológicos, como restauração de lesões cariosas.

 

3. Acompanhamento do seu ortodontista

 

Além de todos os cuidados que já foram mencionados, os pacientes de tratamento ortodôntico devem manter a rotina do acompanhamento com o dentista.

 

Ele irá observar a correção dos dentes com o aparelho ortodôntico fixo e realizar os ajustes de manutenção necessários.

 

O ortodontista ainda irá avaliar a higiene bucal do paciente, removendo tártaro e placa bacteriana que não é removida através da escovação tradicional.

 

Please reload

Entre em Contato

 

(21) 3189-6444

(21) 98221-5824

Rua Haddock Lobo - 210 - Sala 513 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon