Cuidado com a gengivite!

Uma das doenças mais comuns do trato oral, a gengivite consiste na inflamação da gengiva que resulta principalmente nos seguintes sintomas:

 

 

 

- inchaço e vermelhidão gengival;

 

- sangramento gengival (na escovação e passagem do fio dental);

 

- gosto ruim e mau hálito;

 

- retrações gengivais.

 

Na maioria das vezes sua causa está relacionada à higienização deficiente, levando ao acúmulo de placa (bactérias do trato oral, resíduos de comida, muco), que pela liberação de toxinas irrita a gengiva. Além desse fator de risco, são comuns também em:

 

- pacientes diabéticos;

- deficiência nutricional;

- fumantes;

- imunodeprimidos;

- idade avançada;

- gestantes;

- mudanças hormonais.

 

 

O tratamento da gengivite se baseia na eliminação da causa através da remoção da placa e do tártaro (placa mineralizada), pelo cirurgião dentista e instruções de correta higienização oral por escovação e passagem do fio dental. A combinação dos procedimentos do profissional com a cooperação do paciente recupera a saúde gengival em dias ou poucas semanas, sendo fundamental pro sucesso do tratamento.

 

 A gengivite não tratada pode levar a perda dos dentes e influenciar na saúde geral do indivíduo, elevando os riscos de AVC, infarto do miocárdio, doenças pulmonares e até na gravidez, levando à prematuridade do bebê.

 

 

Consulte seu dentista!

Please reload

Entre em Contato

 

(21) 3189-6444

(21) 98221-5824

Rua Haddock Lobo - 210 - Sala 513 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon