Odontologia sem medo!

Quem nunca sentiu aquele "frio na barriga" na véspera ou durante algum evento importante, como apresentar uma palestra, ir a um encontro, participar de uma competição? Ou ainda: viajar de avião, doar sangue, andar de bicicleta pela primeira vez, ir ao dentista. Todos nós sentimos, cada um com a sua intensidade e duração, os sintomas reflexos da ansiedade. Este processo físico e mental é um fenômeno biológico de proteção do indivíduo que, quando em estado normal evita ou prepara o corpo para uma ameaça iminente. Porém, quando a situação não nos oferece risco real e não conseguimos reagir bem aos sintomas naturais oriundos dela,  podemos desenvolver medos irracionais que nos levam à rejeição da mesma.

Na cultura brasileira a ida ao dentista ainda é vista por muitos como uma situação desagradável e causadora de apreensão.  -"Vai usar o motorzinho?!" ou "Vai dar canal?!" estão entre os questionamentos mais usuais nos consultórios, ocasionando a procrastinação do tratamento onde muitas vezes uma intervenção na fase inicial da doença e prevenção de futuros agravos, restabeleceriam a saúde bucal.

Nas últimas décadas a Odontologia desenvolveu novas teorias e técnicas no país, nos elevando ao terceiro lugar em qualidade de Serviço Odontológico no mundo (OMS), possibilitando aos pacientes o contato com procedimentos como anestesia sem dor, tratamentos minimamente invasivos e técnicas de sedação consciente. Por fim, a interdisciplinaridade obtida no tratamento em conjunto com outras áreas, como psicologia e psiquiatria, tem possibilitado o enfrentamento do medo e a desmistificação do atendimento odontológico como algo doloroso, proporcionando aos pacientes o conceito de saúde almejado pela Organização Mundial de Saúde: "Completo bem estar físico, mental e social, e não só a ausência de doenças."

Consulte seu dentista.