ODONTOLOGIA ESTÉTICA

 

CLAREAMENTO DENTAL

Existem duas técnicas mais indicadas de clareamento, que podem ser usadas isoladas ou juntas: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro. O clareamento de consultório, popularmente conhecido como a laser, é feito pelo dentista com o uso de um gel clareador de maior concentração. Alguns cuidados são necessários, como por exemplo, a proteção da gengiva para que esta não seja afetada pelo gel. Este tipo de clareamento deve ser feito em tempo e concentração pré-determinadas. O numero de sessões feitas no consultório também é limitado, sendo no máximo indicada três sessões com duração aproximada de uma hora cada sessão.

 

No clareamento conhecido como caseiro, o paciente é moldado para que se faça uma plaquinha de silicone com o formato exato de seus dentes. Nesta placa ele mesmo aplica o gel e usa em casa por tempo determinado pelo dentista, (durante o sono, 3horas, 30 minutos…). O profissional irá dar as recomendações de como aplicar o gel e do tempo de uso ( normalmente de três a seis semanas).

 

No clareamento misto, as duas técnicas são combinadas e realizadas juntas com sessões no consultório e uso em casa da plaquinha com gel clareador, sendo a mais indicada pelos profissionais pela maior eficácia.

 

O clareamento deve ser iniciado com a boca saudável, sendo necessária uma avaliação clínica precedente ao tratamento, pois cáries, problemas gengivais, má formações dentárias, etc., podem resultar em problemas mais graves pelo contato com o gel. Além disso, existem alguns casos específicos, como pacientes que apresentam restaurações ou próteses em dentes anteriores que necessitam trocar estas restaurações após o tratamento porque elas não reagem ao ácido aplicado, ficando de uma cor diferente dos dentes naturais. Outro caso é o do dente tratado endodonticamente (canal), que apresenta uma coloração diferente dos outros elementos. Neste caso, o profissional avaliará se o tratamento convencional seria adequado, podendo ser indicados outros métodos estéticos (clareamento interno, faceta).

 

Durante o tratamento algumas orientações importantes têm de ser seguidas para uma eficácia maior e prevenção da sensibilidade. A restrição de alimentos e bebidas com corantes e pigmentos fortes (café, vinho, açaí, molho shoyo), durante o tratamento é ideal. Para se prevenir incômodos pode ser utilizada pasta contra sensibilidade e bochechos com fluoreto de sódio a 0,05%.

 

 

 

FACETAS EM PORCELANA CONVENCIONAIS E LENTES DE CONTATO

Com a estética em alta, muitos pacientes nos procuram para conhecer as famosas “capas” para os dentes. Essas “capas” podem ser as facetas convencionais em porcelana ou lentes de contato. Os dois tratamentos são confeccionados em porcelana e consistem em corrigir, de maneira prática e duradoura, imperfeições do sorriso. Com a evolução dos materiais e das técnicas aplicadas, as lentes de contato realizam pequenas correções, como a mudança do formato, sem desgaste ou com um desgaste mínimo do dente.As facetas laminadas convencionais apesar de exigirem uma preparação dentária, a técnica é minimamente invasiva e pouco esmalte é removido. São indicadas, principalmente para alterações de cor.Um criterioso exame clínico e planejamento para a indicação do correto tratamento é fundamental para o sucesso clínico.

Marque sua consulta ou envie sua mensagem para nós

(21) 3189-6444